top of page

1989, Brasília/DF, BR.

Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

Thales Pomb (1989) é um artista visual cuja prática se concentra na pintura a óleo, explorando os limiares entre o real e o imaginado, o material e o espiritual. Nascido em Brasília, suas obras dialogam profundamente com o bioma do Cerrado e com os elementos que compõem a paisagem e a memória afetiva de sua região de origem.

 

Em sua pesquisa atual, Thales investiga o conceito do “entre-lugar” — um espaço transitório que habita o crepúsculo entre opostos: luz e sombra, vida e morte, humor e reverência. Ele busca compartilhar esse crepúsculo como a fenda do mundo, um espaço onde o observador não consegue definir se é amanhecer ou anoitecer, e onde o tempo se torna indeterminado. Esse lusco-fusco, repleto de ambiguidade, é uma das dimensões que mais o fascina, convidando o espectador a vivenciar esse momento de suspensão do tempo que sua obra propõe.

 

Thales entende sua pintura como portadora de uma luz espiritual, que vela mais do que revela. As imagens se desdobram ao longo do tempo, no ritmo do espectador, sem a intenção de fornecer respostas definitivas ou revelar a obra por completo. A interação entre as cores, que formam essa luz, é um elemento fundamental em seu trabalho, criando uma experiência visual em constante formação.

Com uma paleta rica em tons terrosos que evocam a terra vermelha do Cerrado, sua região natal e profundamente conectada à sua memória afetiva, onde seus pais vivem atualmente, na Chapada dos Veadeiros. Suas obras convidam o espectador a adentrar uma zona de dúvida e contemplação, distantes das narrativas literais, mas próximas à imaginação e ao desconhecido.

wq_edited_edited_edited.jpg

 © 2025. 

  • 2
bottom of page